Costumo dizer, meio a brincar, que a verdadeira razão que me leva a San Sebastian deve-se à tarte de queijo do La Viña. De facto, há algo de viciante naquele pedaço de céu. No sabor lácteo queimado, na textura firme mas cremosa, no ponto certo de doçura. Vende-se à dose, à meia dose e também inteira - algo que nunca arrisquei, por receio de a devorar toda sozinho.
Este é um daqueles doces que tem certamente um truque. A receita até anda por aí, mas desconfia-se que, tal como o pastel de nata, para resultar a tarte precisa de cozer a uma temperatura elevada, algo impossível de alcançar num forno caseiro. Mas não deve ser só isso, porque se fosse, já teria sido replicada convenientemente, em restaurantes que possuem os meios técnicos para a fazer. Porém, o que é certo, é que nenhuma tentativa resultar tão bem como esta.
Dizem que a oferta de salgados do La Viña também não é má. Acontece que vou sempre tão focado tarta de queso que nem me dou conta que existe algo mais. Bom, se o Joan Roca almoçava por lá no dia da sua apresentação no Gastronomika é porque deve outras coisas que valem a pena. Ou será que vamos todos em busca do mesmo?
Contacto: Calle del Treinta y Uno de Agosto, 3, San Sebastian, Espanha. Tel. +34 943 42 74 95
Posts Relacionados:
. 5 motivos para visitar San Sebastian e Bilbau por estes dias – Parte I : O txuletón do Nestor