Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

O novo Pap'Açorda está bem e recomenda-se

$
0
0

FullSizeRender (4).jpg

Como é sabido, o Pap'Açorda, o restaurante que ajudou a revitalizar o Bairro Alto nos anos 80 (abriu em 1981), mudou-se para o primeiro andar do Mercado da Ribeira  - Time Out, ocupando um espaço próprio e amplo, com duas salas (uma para fumadores) separadas ao meio pela cozinha. A amplitude do espaço, bem como a vista ou a luz (durante o dia) destacam-se e aproximam-no de um modelo com maiores semelhanças com a Bica do Sapato (o outro restaurante do grupo) do que com o anterior e acolhedor espaço do Bairro Alto. Com estas diferenças  dá a entender que se procurou fazer um corte com o passado e em vez de uma recriação pastiche do lugar da Rua da Atalaia, optou-se por outro caminho, o de uma decoração actual, simples e com bom gosto, tipo "cantina chique". 

 

Porém, o corte deu-se apenas no decór, dado que em termos de comida mantém-se a aposta numa cozinha tradicional com uma apresentação cuidada com um ou outro pormenor mais criativo e mundano. Estão lá os fritos da praxe, para comer a solo ou acompanhados de um bom arroz ou de uma açorda - dos jaquinzinhos, aos linguadinhos, passando pelos pastéis de massa tenra ou pelos peixinhos da horta. 

 

Sexta-feira ao almoço, numa sala meia cheia de gente bem disposta, fiz o meu baptismo na nova casa. Experimentei os linguadinhos e os pastéis e fiquei feliz por saber que a mudança de local não lhes retirou os pergaminhos de continuarem a ser um dos locais onde melhor se frita em Lisboa (e ainda estão a aquecer os motores). 

IMG_6494.JPG

Porém, para começar pedi uma canja de rabo de boi com rabanada de vinho do porto, um prato que desconhecia e que aconselho vivamente. O pão ligeiramente adocicado, a lembrar brioche (provavelmente por ter sido embebido em leite), combinava lindamente com a carne e com o saboroso caldo.  

FullSizeRender-2 (1).jpg

Não poderia deixar de experimentar os pastéis de massa tenra. Top! Massa leve e estaladiça qb, com um recheio húmido e apaladado.

FullSizeRender-4.jpg

Outro clássico que fazia ir ao Bairro Alto e que tão bem continuam a fazer: linguadinhos fritos com açorda de tomate. Acho que a foto diz tudo. É uma benção fritar-se assim um peixe espalmado mantendo-o suculento por dentro. 

FullSizeRender-3.jpg

"Da minha janela vê-se o Jardim Dom Luís" 

FullSizeRender-1 (1).jpg

A mousse de chocolate continua a ser o ex-libiris do Pap'Açorda. Há uns 5 anos que não a comia e muita coisa mudou desde aí no mundo do chocolate. Será que iria passar o mesmo que me aconteceu com os gelados do Santini que eram os melhores até a Nannarella levar o padrão para uma fasquia superior? Nop, a mousse continua um must, assim como a agradável forma de o servir (que creio ser a mesma desde sempre, excepto  , e não é de agora, a troca da colher de pau por uma de metal - ASAE obliged). Portanto, a mousse continua escura, dengosa na boca e reveladora da qualidade do chocolate e da alta percentagem de cacau. Uma dose dá para dois. Desde que uma das pessoas coma pouco.  

 

Resumindo, como refiro no título, o novo Pap'Açorda está bem e recomenda-se. É provável que alguns  saudosistas - mesmo os que já, há uns bons anos, não punham os pés no Bairro Alto - lamentem o desaparecimento do emblemático espaço original. Porém, acredito que muitos - como eu, que há muito não têm paciência para o circo do botellón em que se tornou esse bairro - prefiram voltar à casa no novo local.

 

Contactos: Mercado da Ribeira, 1º andar, Avenida 24 de Julho (Cais do Sodré ), Lisboa. Tel.: 21 346 48 11 / 91 230 82 25. Horário: 3.ª a dom. 12-24h. Preço médio: 35€

 

Posts Relacionados:

. Pap'Açorda diz adeus ao Bairro Alto 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424