Foi dado a conhecer oficialmente, esta quinta-feira, o resultado do Guia Michelin de Nova Iorque. São 76 os restaurantes com estrelas, sendo a única subida de relevo a do restaurante The Modern, de Danny Meyer e do chef Abram Bissell, que conta agora com duas estrelas. (Na foto de cima, Bissell é o segundo a contar da esquerda)
Desta forma, a edição nova iorquina do guia vermelho continua a contar com os mesmos 6 restaurantes de 3 estrelas do ano passado: Chef's Table at Brooklyn Fare, Eleven Madison Park, Jean-Georges, Le Bernardin, Masa e Per Se.
Por sua vez, com o The Modern, o clube dos 2 estrelas passa a ter 10 representantes, enquanto a grande fatia do bolo (60) é composta por restaurantes com 1 estrela - entre eles o “português” Aldea do luso descendente George Mendes (na foto abaixo).
Apesar da lista do W50Best ter cada vez maior protagonismo, o Guia Michelin continua a ser a grande referência mundial da restauração. Só é pena que os critérios pareçam ser diferentes aos da Europa, ainda que os seus responsáveis afirmem que são os mesmos.
Por exemplo, ao nível de 1 estrela, restaurantes bastante informais como o Spotted Pig, Uncle Boons (sobre os quais escrevi aqui, numa reportagem que fiz em Nova Iorque), Samtum Der, ou Take a Root, independentemente da qualidade da comida, dificilmente se encaixam no padrão de fine dining que parece ser exigido, por exemplo, por cá.
Ainda assim o panorama tem melhorado e, para dizer a verdade, se não desse azo a criticas e discussões perdia metade da piada (como dizia alguém, o Guia Michelin é o guia que todos adoram odiar). Abaixo a lista completa dos galardoados deste ano.
No sentido dos ponteiros do relógio, pormenores do Spotted Pig, Uncle Boons, Samtum Der,
3 ***
Chef's Table at Brooklyn Fare
Eleven Madison Park
Jean-Georges
Le Bernardin
Masa
Per Se
2 **
Aquavit
Atera
Blanca
Daniel
Ichimura
Jungsik
Marea
The Modern (The)
Momofuku Ko
Soto
1 *
Ai Fiori
Aldea
Andanada
Aureole
Babbo
Bâtard
Betony
Blue Hill
Bouley
Breslin (The)
Brushstroke
Café Boulud
Café China
Cagen (novo)
Carbone
Casa Enríque
Casa Mono
Caviar Russe
Delaware and Hudson
Del Posto
Dovetail
The Finch (novo)
Gabriel Kreuther (novo)
Gotham Bar and Grill
Gramercy Tavern
Hirohisa (novo)
Jewel Bako
Juni
Junoon
Kajitsu
Kyo Ya
La Vara
Luksus at Tørst
Meadowsweet
Minetta Tavern
Musket Room (The)
M. Wells Steakhouse
NoMad
Peter Luger
Picholine
Piora
Pok Pok Ny
Public
Rebelle (novo)
River Café (The)
Rosanjin
Semilla (novo)
Somtum Der (novo)
Spotted Pig
Sushi Azabu
Sushi of Gari
Sushi Yasuda (novo)
Take Root
Telepan
Tempura Matsui
Tori Shin
Tulsi
Uncle Boons (novo)
Wallsé
ZZ’s Clam Bar
Posts Relacionados:
. A Nova Iorque de Frederico Ribeiro