Muito se tem ouvido falar de refeições em restaurantes a quatro mãos, a seis mãos e… a muitas mais mãos. Refeições para todos os bolsos (umas mais acessíveis, e outras menos), refeições com diferentes objectivos. Por vezes a única forma de tomar contacto com o trabalho de alguns chefes, embora haja que ter em consideração que um conhecimento mais profundo só é possível no seu próprio espaço e num jantar a “duas mãos”, ou seja, concebido para transmitir com coerência uma cozinha personalizada (coloquei entre aspas as "duas mãos" pois muito, muito raramente serão duas mãos, e provavelmente as duas do chefe que dá nome nem farão parte das mãos envolvidas).
Recentemente fui convidada para dois jantares com estas características. Jantares que, tal como outros, promovem interação entre chefes, permitem ter um contacto (limitado) com outras cozinhas e pretendem também ser divertidos.
Um deles decorreu no Restaurante Bastardo que com a sua decoração divertida e irreverente, optou por organizar jantares também divertidos e irreverentes. O primeiro consistiu num combate entre o chefe do Bastardo, Luís Rodrigues, e o Chefe Pedro Almeida do Midori no Penha Longa Resort - um combate Japão vs Portugal.
Foi uma experiência divertida, com pratos bem diferentes entre si, e que terminou com um empate técnico. Num pequeno inquérito a um número significativo de comensais concluíu-se que houve grande unanimidade de opiniões e o resultado foi 4 a 4.
Ceviche de bacalhau, cebola roxa, puré e menta
Nigiri de cogumelos eringi com pimenta sancho e manteiga de citrinos
Raia, alhada de batata, ovinho e molho pitau
Gunkan de lula crocante e espuma de manga picante
Katsudon de salmão com gema a baixa temperatura
Entrecostelas, feijão, xarém e pimentão doce
Cereja, queijo de cabra, praliné e borragem
Arroz doce com chá verde e yuzu
O 2º round decorreu há poucos dias e também era bastante atraente França (Sebastian Fritye do Ipsylon do Hotel Oitavos vs Portugal (Luís Rodrigues do Bastardo).
Uma idéia coerente com o espírito e imagem do restaurante e que proporciona uma experiência divertida por um preço razoável.
Ah!, se lá forem tentem ficar numa das mesas junto à janela que têm uma vista única sobre o Rossio.
Fotos (excepto as dos pratos) são DAQUI.
Contactos:
Restaurante Bastardo
Internacional Design Hotel
Rua da Betesga, 3 (Rossio) - Lisboa
Telef. 213 240 933