Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Rota das Estrelas 2013 com etapa fabulosa

$
0
0

A cada ano que passa, esse verdadeiro festival gastronómico itinerante chamado Rota das Estrelas vai ganhando mais interesse, com os seus restaurantes participantes a elevar a aposta para altíssimo nível sempre que lhes calha a vez. É o caso do Ocean, duas estrelas Michelin do chefe Hans Neuner, do Vila Vita Parc, no Algarve, que entre quinta-feira e domingo vai ter um programa magnífico que merece a atenção de todos os gastrónomos que puderem lá ir e tenham dinheiro para gastar, dando ainda um especial destaque ao vinho
Logo na quinta-feira, Neuner recebe um outro duas estrelas, este vindo de Paris: Jérôme Banctel, do Senderens, o antigo e célebre Lucas Carton, onde pontificou precisamente o famoso Alain Senderens, creio que hoje quase retirado. O preço é de 250 euros por cabeça, com vinhos incluídos. Na sexta-feira ao almoço, a coisa fica por menos, 95 euros, desviando-se a Rota até ao sul do Alentejo, para a Herdade dos Grous, onde o chefe residente, Rui Prado, junto com Neuner, recebe José Avillez. Para jantar, volta-se ao Vila Vita Parc, mas ao restaurante Adega, onde serão servidas especialidades portuguesas, acompanhas com vinhos e, fiquem a saber, fado do Algarve. São 79 euros por pessoa e quem quiser gastar mais 44 euros pode ir a seguir até à cave de vinhos provar queijos com vinho do Porto.
No sábado à noite, a loucura é total. Por 175 euros, vão passar por lá chefes de vários países acompanhados por produtores de vinhos dos mesmos países. Começa com Neuner com Dieter Koschina, do Villa Joya, duas estrelas Michelin, Vincent Farges, da Fortaleza do Guincho, uma estrela, e Benoît Sinthon acompanhado pelo seu chefe pasteleiro Yves Michoux, do Il Gallo D’Oro, uma estrela. Dos vinhos, vem Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous, e representantes dos vinhos do Porto da Wiese & Krohn e da Rozès, do moscatel de Setúbal da Casa Horácio Simões e, como há franceses à mistura e tudo quanto é chefe não dispensa champagne, lá estará o Pommery.
Segue-se a Áustria com o chefe Roland Trettl, do Ikarus, de Salzburgo, uma estrela, com os vinhos Schloss-Gobelsburg, a Alemanha, com o três estrelas Sven Elverfeld, do Aqua, de Wolfsburg, com vinhos Wiengut Am Nil, a Espanha com o nosso bem conhecido Sergi Arola, duas estrelas no Gastro, em Madrid, e também do Arola, da Penha Longa (Sintra), com vinhos das Bodegas Aalto, acabando com a Itália, mais precisamente da região de Friuli, de onde vem o chefe Dario Macorig, do restaurante Campiello, uma estrela, Caves Lívio Felluga. Após tudo isto, quem conseguir andar pode dirigir-se ao Bar Aladin, onde há noite de gin com DJ e tudo. Ou muito me engano ou Sergi Arola é capaz de também dar uma mãozinha na animação musical…
Depois da festança, no domingo, o programa acalma, com uma actividade culinária à hora do almoço para “chefes” dos 6 aos 16 anos que queiram mostrar o que valem (29 euros por participante), voltando o jantar a ser a quatro mãos, desta vez com Neuner a receber o chefe holandês Jacob-Jan Boerma, do restaurante De Leest, duas estrelas Michelin. Fica em 250 euros. Devo acrescentar que, no Tibute to Claudia, no Villa Joya, tive há uns anos ocasião de provar a cozinha de Boerma e foi espectacular, lembrando-me até hoje da originalidade, delicadeza e leveza dos pratos que então serviu. Espero que seja a conclusão feliz desta fabulosa etapa da Rota das Estrelas. Para quem quiser participar: events@vilavitaparc.com ou 282 310 100.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424