Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Um novo Umai maior e mais bem localizado

$
0
0

 

 

Quando escrevi este post há apenas três meses, não pensava que a coisa fosse tão rápida, mas a verdade é que Anna Lins e Paulo Morais acabam de dar mais um passo na sua lenta mas segura ascensão no mundo da restauração lisboeta. De facto, apesar de praticarem uma óptima cozinha, que tem ainda a vantagem adicional de estar na moda, os restaurantes a que estiveram ligados nos últimos anos, o QB, em Oeiras, e o Umai, na zona de São Bento, pecavam por estarem algo "escondidos" em termos de localização. Na semana passada, com a abertura do novo Umai (na foto, uma das salas), na Rua da Misericórdia, em pleno Chiado, com os seus 80 lugares, tudo indica que encontraram um espaço à altura do seu talento.
O novo Umai está localizado onde antes funcionava o restaurante Mercy e integrado no hotel cinco estrelas de mesmo nome, também recém-inaugurado. A sua abertura não implicou o encerramento do antigo Umai que, segundo Paulo Morais, vai-se manter, agora completamente direccionado para a cozinha japonesa. Quanto ao novo Umai, continuará a abranger não só cozinha japonesa, mas também de outros países asiáticos como Índia, China, Coreia, Indonésia, Tailândia, entre outros. Os preços serão semelhantes e mantêm-se também as “quartas-feiras do mercado”, excelentes ocasiões para se ficar com uma noção da cozinha do Umai num só jantar.
Fui convidado para conhecer a nova casa de Anna Lins e Paulo Morais e, embora fosse uma ocasião especial, fiquei com muito boa impressão do restaurante, com mesas de tampo de madeira escura, nichos acolhedores para casais ou grupos de quatro, iluminação e decoração apropriada. Julgo que o balcão terá os seus oito lugares bastante disputados. Mesmo nessa noite especial, já havia vários turistas estrangeiros entre os clientes, mostrando que a casa tem tudo para os atrair.
Já me enganei muitas vezes com restaurantes que me pareciam ter tudo para dar certo e não deram, enquanto outros, que julgava terem menos argumentos, se tornavam grandes êxitos. Mesmo assim, adivinho bom futuro para este novo Umai. Só temo que este casal de cozinheiros, que tem uma capacidade de trabalho notável, não chegue para as encomendas, já que, além dos actuais dois restaurantes, ainda há consultorias no Gosho, no Porto, no Momo, no Casino Lisboa, aulas de cozinha, actividades várias. Mas como bom senso e empenho são coisas que nunca faltaram a Anna Lins e Paulo Morais, creio que conseguirão, mais uma vez, seguir em frente.
Falta ainda dizer que o novo Umai tem a feliz característica de estar aberto todos os dias, para almoço e jantar. Morada: Rua da Misericórdia, 76, Lisboa. Tel. 213 210 100.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424