Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Mercado 1143, o novo projecto de Nuno Barros na Lx Factory

$
0
0

 

Foi inaugurado oficialmente, ontem, na LX Factory, em Lisboa, o Mercado 1143, uma loja de produtos portugueses que também serve refeições:pequenos almoços, almoços, lanches e, às 6F e sábados,  jantares à base de petiscos. Este é o novo projecto de Nuno Barros, Chef e proprietário da 1300 Taberna (e, anteriormente co-fundador da 2780 Taberna, em Oeiras, de que entretanto se desligou).

 

 

 Desta vez o número associado ao nome não remete para o código postal do local mas sim para a data de independência de Portugal. Esta foi a forma encontrada para transmitir um conceito que se baseia na aposta em produtos portugueses. Dentro destes, e como acontece na 1300 Taberna, pretendem os responsáveis ter "produtos de sustentáveis" e de "pequenos produtores e empresas", conforme se pode ler numa espécie de manifesto que decora parte de uma das paredes da sala.

 

 

 O espaço é amplo e impressiona pela dimensão, pela luminosidade e pela solução arquitectónica e de decoração. Embora o simbolismo da ligação à fundação do país e da comida essencialmente* portuguesa, neste campo, a decoração remete mais para um ambiente cosmopolita como o que encontramos por outras grandes cidades pelo mundo fora - opção que terá muito a ver, certamente, com o próprio edificio e o local 'fabril' em que está inserido, a Lx Factory.

 

 

Como era a inauguração e estava um mundo de gente não deu para ver com muita atenção. Ainda falta compor a gama de produtos, mas entre vinhos, azeites, biscoitos, enchidos, pão e conservas, já dá para sair de lá com um bom cabaz. Segundo Nuno Barros o espaço tem estado a funcionar muito bem (está aberto há cerca de duas semanas, creio) mas o que o surpreendeu mais foi a adesão em períodos que normalmente não costumam ser tão bem sucedidos, como o pequeno almoço e o lanche. Além do factor novidade parece que o pão e bolos que eles próprios fabricam têm parte da culpa neste sucesso inicial. 

 

 

Depois da ressaca que foi o fecho do Bocca, e de muitos comentários pessimistas que se lhe seguiram, é reconfortante ver que há quem não se encolha e tenha coragem para assumir riscos. Um pequena loucura? só o tempo o dirá mas espero que não. Até porque o conceito, não sendo propriamente inovador, não deixa de ser diferenciador. 

 

 

 

 

* digo essencialmente e não exclusivamente porque espero que vendam o pão de Guinness que o Nuno faz na 1300 Taberna. É verdade que também pode experimentar fazê-lo com Sagres preta :) 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424