Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

"Capital de Sabores" na Escola de Turismo de Lisboa

$
0
0

 

 

Nuno Diniz e alunos da EHTL

 

Decorre desde ontem, e prossegue até amanhã, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa - EHTL (Rua Saraiva de Carvalho nº 41), a "Capital de Sabores na EHTL". Trata-se de um projecto organizado pelos alunos do 3º Ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e tem como objectivo, segundo os próprios "demonstrar o que se faz de melhor na actualidade dos nossos restaurantes". Para estes dias foram programadas demonstrações de cozinhas e palestras por vários chefes e, ainda, 3 jantares especiais realizados nas óptimas instalações da EHTL.

 

Ontem estive presente no primeiro jantar, o de Nuno Diniz, da York House. Hoje será a vez de Alexandre Silva do Bocca e, amanhã, Nuno Bergonse e Diogo Noronha do Pedro e o Lobo (a propósito esta dupla apresentou ontem ao almoço a sua interessante carta de Verão, sobre a qual darei conta num dos próximos posts).

 

 

pormenor da montagem do prato, "Vichyssoise con Bacalao en lâminas", de Arzak,

 

"Ombre et Lumière", de Michel Bras 

 

Gostei muito deste jantar e achei uma óptima e didática ideia (afinal estamos numa escola) que o Nuno Diniz tenha definido um menu com pratos de vários chefes de renome internacional, da "Vichyssoise con Bacalao en lâminas",  de Arzak, a "Ombre et Lumière", de Michel Bras; do "Pot-roast Loin of Pork, Raised Belly, Gratin of Truffled Macaroni" de Heston Blumenthal ao "Ananas à l’Huile d’Olive, Miel et Citron Vert" de Alain Passard.

 

O jantar confeccionado pelos alunos do 3º anos com a orientação de Nuno Diniz, foi muito agradável, com a grande parte das propostas confeccionadas com bom nível. Curiosamente a proposta que correu menos bem foi o do próprio chef da York House  com o seu "Todo o Coelho numa Bolonhesa, Pêra Rocha em Pickle" a sair prejudicado por um arroz um pouco espapaçado e demasiado cítrico. Estão portanto de parabéns a enorme equipa de cozinha da escola.  Ainda de salientar a correcção no serviço, a deixar adivinhar que temos também futuros bons profissionais de mesa a sair da EHTL. 

 

Aos organizadores deixo apenas uma sugestão para futuras edições. Não tenho dúvidas que os chefes convidados cumpriram (ou cumprirão) com os menus que definiram dois dos objectivos que traçados para este evento: "Potenciar novas experiências gastronómicas" e "Exploração de sabores". Contudo têm de puxar mais por eles (chefes) para cumprirem o terceiro: "Levar mais longe a riqueza do nosso património gastronómico". 



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424