Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Cozer Pão com o Ferro de Engomar

$
0
0

Há já algum tempo que andava com a ideia de experimentar cozer pão com o ferro de engomar. Pareceu-me um bom projecto para uma manhã de sábado que me apetecia que fosse calma, mas com uma actividade interessante. A ideia não foi propriamente original vi-a num vídeo:

 

(por volta do minuto 4)
O projecto que tinha imaginado era experimentar cozer English Muffins, em paralelo, no ferro e ao lume, para comparar resultados.
Para a receita, nem hesitei e fui logo direita à prateleira buscar um livro de uma das autoras preferidas dos ingleses:

 

Tal como esperava, a receita estava lá.
Meti mãos à obra e passado pouco mais de 1 hora tinha os muffins prontos a cozer:

 

Alguns no ferro de engomar (que equilibrei com o que teria "em qualquer lado", ou seja uma toalha e um copo; e cobri com papel de alumínio, porque é a vapor e cheio de buraquinhos) e outros num tacho de fundo espesso sobre o lume:

 

 

Resultados:

O tempo de cozedura não é substancialmente maior no ferro de engomar, tem contudo a desvantagem de só cozer 2 de cada vez. Mas tem vantagens, já que não requer que se dê muita atenção, visto que a temperatura permite que cozam sem queimar (pelo menos no meu ferro). À parte isto não há diferenças significativas e sabor, altura final e consistência são idênticos:

 

(atrás à direita e à frente à esquerda cozidos com o ferro de engomar)
(o da direita cozido com o ferro de engomar)
Conclusões:
O ferro de engomar é um instrumento de cozinha a considerar em algumas situações. Pena que não permita despachar a cozedura rapidamente, já que só cabem 2 de cada vez, pois permite obter uns muffins que me agradam mais, por serem mais douradinhos, sem margem para erro.
(o resultado final em que faltam os dois que abri)

 

 

Foi um divertimento! E já tenho algumas outras ideias para experimentar a usar o ferro de engomar.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Trending Articles