Joachim Koerper, chefe do restaurante Eleven, é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2019, atribuído no âmbito dos Prémios Mesa Marcada, que serão divulgados na totalidade no dia 20 de Janeiro, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Este chefe alemão radicado em Portugal há vários anos foi eleito pelos membros de um painel de 18 chefes de cozinha que nos últimos cinco anos ficaram na primeira posição entre os 10 Preferidos do Mesa Marcada, bem como os vencedores dos prémios especiais no mesmo período, sucedendo a Dieter Koschina, do Vila Joya, vencedor do ano passado, na primeira vez que este prémio foi atribuído.
Nascido no dia de Natal de 1952 em Saarbrucken, Joachim Koerper nunca fez mais nada na sua vida profissional senão cozinhar, uma vocação que muito cedo o levou a trabalhar em restaurantes austríacos, suíços e alemães, entre os quais o do célebre hotel Kempiski, em Berlim. Depois de algumas experiências bem sucedidas em países do Sul da Europa, em 1989 fixou-se em Moraira (Alicante), em Espanha, conquistando inúmeras distinções para o seu restaurante Girasol, incluindo duas estrelas Michelin.
Dez anos depois, viria a descoberta de Portugal, como consultor do restaurante do hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e, já em 2004, como chefe do Eleven, integrando o grupo de 11 sócios que fundou este restaurante no topo do Parque Eduardo VII, que receberia logo no primeiro ano uma estrela Michelin. De lá para cá, Koerper trabalhou também em vários outros projectos sobretudo em Portugal e no Brasil, mantendo-se actualmente como consultor do restaurante do produtor de vinhos Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo.
Tal como o Prémio Maria José Macedo – Produtor/Fornecedor do Ano, que coube à Bísaro, conforme se pode ler aqui, este Prémio Especial Cutipol Carreira, é divulgado antecipadamente. Para se saber quem são os 10 Chefes e Restaurantes Preferidos 2019 – que este ano foram votados por 225 jurados, um número recorde - bem como os outros prémios especiais, teremos que esperar por dia 20 de Janeiro.
Por fim, ficam aqui os nomes dos chefes do painel que distinguiu Joachim Koerper: Alexandre Silva, André Magalhães, António Bóia, António Galapito, Gil Fernandes, Henrique Sá Pessoa, Joachim Koerper, João Oliveira, João Rodrigues, Joaquim Leal, José Avillez, Kiko Martins, Leonel Pereira, Pedro Pena Bastos, Rodrigo Castelo, Vasco Coelho Santos, Vincent Farges e Vítor Matos.
Foto: Nuno Correia
Post Relacionados: