Depois de Martin Berasategui abrir o Fifty Seconds em Lisboa, cabe agora a vez ao seu colega basco Eneko Atxa, que detém 3 estrelas Michelin no Azurmendi, em Larrabetzu, próximo de Bilbau, Espanha, inaugurar dois restaurantes na capital portuguesa, pelas mãos do Penha Longa Resort. A notícia é avançada pela própria agência de comunicação e pelo Expresso que guardam mais detalhes para a edição de sábado do semanário.
Segundo a informação publicada pelo site do jornal trata-se de dois projectos do chefe espanhol: o fine dining Eneko Lisboa e o Basque, que “procura recriar o ambiente de uma tasca basca, com pratos para partilhar”, pintxos típicos da região, assados no carvão e txacoli, o típico vinho local.
Como referi acima, os detalhes estão guardados para mais tarde, mas como se pode adivinhar pela fotografia de Eneko Atxa divulgada pelo jornal, o local será o antigo Alcântara Café – onde o Mesa Marcada realizou a cerimónia dos melhores do ano, em 2018. Resta saber se será mantido o essencial da arquitectura de interiores do espaço, que marcou a noite lisboeta dos anos de 1980/1990 – e que como pudemos verificar na altura dos prémios estava em excelente estado – ou se fizeram grandes alterações. Também não é avançada uma data, mas segundo apurámos, a inauguração será antes do final deste mês de Setembro.
Tudo indica que o Eneko Lisboa não andará muito longe do conceito dos seus “irmãos” Eneko Bilbao (que ganhou uma estrela Michelin no ano passado na cerimónia realizada por cá), Eneko London e Eneko Tokyo, ou seja: um fine dining basco com um toque local e utilização de alguns produtos nacionais em ambiente mais informal - ainda que no caso do de Londres este inclua também pratos mais simples tipo os que são falados para a tal taberna basca.
Em 2017, tive a oportunidade de almoçar no Eneko Bilbao e fiquei muito surpreendido com o nível. Pelo espaço e ambiente descontraído esperava uma cozinha mais simplificada, como habitualmente acontece nos segundos e terceiros restaurantes de chefes de alta cozinha, em Espanha (ou por cá), com preços na ordem dos 30/50€. Porém, a cozinha dos Eneko ainda que não atinja a sofisticação do Azurmendi é mais requintada, como se pode ver nas fotos que publicamos abaixo, sendo que à carta, as entradas oscilam entre 18 e 25 euros, os pratos principais entre 21 e 42 euros e as sobremesas entre 11 e 13 euros. Neste espaço, há ainda dois menus de degustação, um de 69 e outro 98 euros. Portanto, os preços do novo Eneko Lisboa não deverão andar longe destes, e tendo em conta que o Penha Longa Resort tem apostado em conceitos para ganhar estrelas - como aconteceu com o Arola Lab e mais recentemente com o Midori – é bem provável que esse objectivo esteja em cima da mesa.
Beringela assada - Eneko London
lavagante "al sarmiento, jugo de ave y buñuelo de sus interiores" - Eneko Bilbao
proposta de vegetais - Eneko London
bacalhau - Eneko Tokyo
Kokotxas com molho pil pil - Eneko Bilbao
Sukalki - Eneko Bilbao
Uma última nota para referir que Eneko Atxa - que no ano passado deu um jantar no secret room do Ritz Four Seasons Lisboa, organizado pela Amuse Bouche - é um dos cozinheiros mais talentosos de Espanha e um dos (para não dizer “o”) chefes que teve a ascensão mais rápida no guia vermelho, tendo passado de uma a três estrelas em três anos (ao ritmo de uma por ano). O Azurmendi faz ainda parte da lista The World 50 best Restaurants, tendo ascendido este ano às 14ª posição.
Fotos retiradas dos sites dos respectivos restaurantes. A de abertura Eneko Atxa pousa com a equipa do Eneko London.