Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Pedro Pena Bastos e Esporão anunciam o encerramento do restaurante

$
0
0

PedroPenaBastos_1.jpg

 

Em comunicados separados, o Esporão e o seu chefe de cozinha Pedro Pena Bastos, bem como a directora de f&b e sua mulher Teresa Chaves, anunciaram neste final de tarde o fim do projecto de alta cozinha do enoturismo da empresa, em Reguengos de Monsaraz. A noticia deixou-nos surpreendidos dada a projecção e sucesso que o restaurante parecia ter alcançado nos últimos dois anos. 

 

Nenhuma das partes avança com justificações claras. A empresa vinícola, uma das maiores e mais inovadoras do país,  refere apenas que que o "Restaurante da Herdade do Esporão encerra temporariamente para remodelação" e que abrirá no dia 1 de Janeiro "com um novo conceito de restauração". 

 

Já Pedro Pena Bastos confirma a noticia mas também não avança com as razões. "Este projecto, que teve inicio há 3 anos atrás, com a remodelação de antigo restaurante, irá encerrar no final de Outubro deixando para trás excelentes memórias, aprendizagem, amigos, parceiros, e um conjunto de outros factores que contribuíram para o sucesso deste projecto".

 

Num tom emotivo, chefe portuense prossegue ainda: "aqui, fez-se crescer aquilo que achávamos impossível: lutou-se pela harmonia e sustentabilidade, pela procura da essência do local, da região e do país, estimulando pequenos produtores e projectos parceiros, desde a horta aos animais, inseridos numa herdade com um ecossistema tão vasto e tão rico, entendendo os ciclos de cada produto e das estações. Na tentativa de ir ao encontro do que fez sentido, explorou-se então o conceito que o espaço pedia. Desenvolveu se e viveu-se o Tempo da Terra."

 

Em relação ao futuro o casal, não é referido se fica ou se parte, apenas re-confirmam que "o restaurante do Enoturismo assentará num novo modelo", que  "o Esporão dará mais novidades em breve" e quanto ao destino deles estão "a tratar dele…"

 

Esta é uma daquelas notícias que me deixam descontente, como é óbvio. Este é um dos projectos mais interessantes que vi aparecer nos últimos tempos e parecia-me com solidez suficiente para continuar no tempo. Creio mesmo que, mais ano menos ano, a estrela Michelin chegaria e que era possível e viável a uma empresa de vinhos poder ter um projecto com esta especificidade, tal como acontece noutros países, nomeadamente na vizinha Espanha, com quem tanto gostamos de nos comparar (e reclamar). 

 

Quanto a Pedro Pena Bastos - que considero um dos chefes mais interessantes e com maior potencial de progressão (opinião que é partilhada por uma boa parte do júri dos prémios deste blogue que contribuíram na última edição para que ganhasse o galardão de Chefe Revelação do Ano) -, não creio que vá ficar muito tempo caso a opção seja a de avançar com um restaurante com uma cozinha mais simples e petisqueira. Mas, enfim, o tempo o dirá. 

 

Mais uma vez, esta noticia, a par da saída de Leonardo Pereira do Areias do Seixo, em finais de 2015, mostram como é difícil a um projecto de cozinha de autor  substituir fora do eixo das grandes urbes, Lisboa e Porto, ou de centros turísticos como o Algarve ou o Funchal. A excepção é praticamente o L'And Vineyards e a Casa da Calçada, em Amarante, e mesmo neste caso tem havido alguma turbulência, com várias mudanças de chefes ocorridas nos últimos anos - esperamos que a entrada recente de Tiago Bonito seja para valer e para ficar por muito tempo.  

 

Posts Relacionados: 

Momentos únicos no Esporão (em dia de #36 e de São Salvador)

Uma das refeições do ano no Esporão. Fixem este nome, ele vai dar que falar: Pedro Pena Bastos

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424