Entre especialistas, quando se fala de grandes vinhos do mundo é normal que haja um Madeira no lote . Infelizmente por cá estes vinhos continuam a ser desconhecidos quer do público em geral, quer mesmo entre enófilos. As razões para esse desconhecimento são várias. É um vinho menos imediato do que um Porto ou um moscatel de Setúbal (em termos gerais), a distribuição é mais reduzida (devido também à menor produção face) e os troféus - aqueles vinhos que nos levam ao céu e que no caso poderão chegar aos 100 anos sem que se dê por isso - são ainda menos acessíveis do que os seus 'primos' de Setúbal ou do Douro.
Vem isto a propósito da prova de madeiras da Blandy's (que faz parte da Madeira Wine Company, a maior empresa da região) que se realiza hoje, entre as 19h e as 21h, no Deli Delux, em Santa Apolónia (Lisboa). À prova estarão vários vinhos da marca, de vários estilos e castas. De todos destaco o raro Terrantez Vintage 1976. Os outros serão o Sercial 10 anos, Verdelho 10 anos, Bual 10 anos, Malvasia 10 anos, Malvasia Colheita 1994, Verdelho Vintage 1984.
Nota: A Blandy's tem uma história riquíssima e as suas instalações fazem parte do roteiro obrigatório de quem visita o Funchal. O seu património é sem dúvida uma grande mais valia para a ilha e para o país e por isso custa-me a aceitar que no seu site não haja uma opção em português.