O programa do Peixe em Lisboa acaba de ser apresentado nas instalações do Turismo de Lisboa, a meia dúzia de metros do Pátio da Galé onde, tal como o ano passado, vai assentar praça. O evento decorrerá entre 12 e 22 de Abril e, da vasta programação, destaco a presença de Andoni Luis Aduriz, Chef do restaurante Mugaritz, em San Sebastian (2 estrelas michelin, e 3º melhor restaurante do mundo, segundo o júri da revista Restaurant). O Chef espanhol, uma das maiores referências da cozinha de vanguarda mundial, fará a sua apresentação logo no segundo dia do festival e faz parte de um conjunto de nomes (este ano mais reduzido no que diz respeito a estrangeiros) que se irão apresentar no auditório principal. De fora virão ainda, Ángel Léon, do Restaurante Aponiente, (Puerto de Santa María, Cadiz - 1 estrela michelin), Jacques le Divellec (restaurante Le Divellec, Paris - 1 estrela michelin) Felipe Bronze (restaurante Oro, Rio de Janeiro). De cá, além das apresentações habituais de Vítor Sobral e José Avillez, marcarão presença, também, os Chefs Leonel Pereira (Panorama - Chefe e restaurante preferido de 2012 do painel do Mesa Marcada), Nuno Bergonse e Diogo Noronha (Pedro e o Lobo, Lisboa), Carlos Martins (Aviz, Lisboa), Augusto Gemelli (Gemelli, Lisboa), Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia - 1 estrela michelin) e Hans Neuner (The Ocean, Vila Vita Parc, Porches, Algarve - 2 estrelas michelin).
As apresentações do chefes são apenas uma parte da programação, haverá ainda debates (como a Peixeirada II, com a moderação da Paulina Mata - desta vez será a critica gastronómica e a forma como os leitores a vêm que estará em escrutínio), conversas à volta do peixe, o habitual concurso do pastel de nata e um concurso/prova/demonstração de conservas (que será orientado por mim), entre vários outros pontos de interesse do programa.
Os restaurantes presentes serão 10 (menos 2 do que em 2010) e a novidade será a presença da Peixaria da Esquina (o mais recente projecto de Vítor Sobral), o Bocca (Lisboa) e o Gspot (Sintra). O 100 Maneiras, Eleven, Nobre/Spazio Buondi, Umai e José Avillez (Belcanto/Cantinho do Avillez), todos de Lisboa, o Ribamar (Sesimbra) e a Tasca do Joel, de Peniche são os repetentes do ano passado.