A notícia chegou este domingo: "O Assinatura vai fechar e comemora com um grande banquete", referia o título da missiva. Logo abaixo, a abrir o texto, sem grandes lamentos ou explicações, um mea culpa: "após completar 5 anos, reconhecemos que o projecto gastronómico que tínhamos, falhou".
Era um desfecho de que se falava já há algum tempo. De facto, apesar das boas criticas e de momentos altos nos primeiros 2, 3 anos, com Henrique Mouro, sempre achei que faltava algo a este restaurante para vencer.
A localização, a decoração, o ambiente, são para mim três factores que podem se letais para um restaurante, mesmo quando a proposta gastronómica é boa e o preço comedido. Para mim, estes factores estiveram na base do insucesso do Assinatura, que foi agravado com os últimos tempos conturbados na era Henrique Mouro e que levaria à saída do chefe.
Vi na entrada de João Sá uma oportunidade para que algo mudasse, nomeadamente a decoração. Contudo, continuou tudo na mesma, até mesmo o painel ao fundo, com a assinatura bem visível do antigo chefe inscrita na parede. João Sá mal teve tempo de aquecer os fogões e saiu para dar lugar a Vítor Areias, que embora revelasse talento, caiu no sitio errado à hora errada. Pouco mudou e o final adivinhava-se. Naquele cenário acho que até poderia ter entrado José Avillez, que a notícia que recebemos ontem sobre o "fim" chegaria na mesma, mais cedo ou mais tarde.
Porém, os responsáveis pelo restaurante querem fechar com dignidade e não num registo lamechas ou azedo, pelo que anunciam para hoje e amanhã (ou seja 29 e 30 de Junho), um menu a que chamaram "o grande banquete". Segundo o comunicado, o actual chef João Pereira "tem carta branca para tudo, até para definir o nº de pratos que quer servir". O jantar "será acompanhado por grandes vinhos, como os que fazem parte da nossa carta" e terá um custo de 49 euros.
Quem quiser estar presente o "grande banquete" de despedida poderá fazê-lo pelos meios habituais. Telefone: 21 386 7696 // email: reservas@assinatura.com.pt
Posts Relacionados:
. João Sá deixa Assinatura e Vítor Areias assume chefia
. Assinatura: sai Henrique Mouro, entra João Sá