A Iguarias de Excelência fez 10 anos e, para celebrar a data, convidou 4 chefes para confeccionarem um jantar, cuja receita revertia a favor da Operação Nariz Vermelho, a instituição particular de solidariedade social que há mais de dez anos intervém dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, levando momentos de alegria a crianças hospitalizadas. Portanto o que os chefes iriam apresentar no restaurante Mensagem do hotel Altis Belém, em Lisboa, o local escolhido para o encontro, não era necessariamente o mais importante dessa noite. Contudo, os 4 fizeram questão de dar o seu melhor e mostraram-se em boa forma.
Após umas belas fatias do sempre incrível presunto de bolota Joselito, o jantar começou com um dos pratos mais emblemáticos de Vítor Claro, a sua versão do bacalhau à Conde da Guarda. Gosto muito desta abordagem do chefe do Claro! (Paço d'Arcos) ao prato criado pelo mestre João Ribeiro. Na verdade não há como não gostar: é guloso, mas ao mesmo tempo delicado (e nem sequer estamos em época de tomate!).
Depois foi a vez de João Sá apresentar o seu prato de skrei e caldo de verde fumado. O actual chefe do Assinatura (Lisboa) colocou uma fatia de copa de porco ibérico e outra de pão torrado,sobre um lombo deste bacalhau fresco especial e acompanhou com um "esparguete" de batata. O resultado foi uma ligação por contraste, de terra e mar (a que ajudaram ainda as notas fumadas do caldo).
Depois foi a vez do homem da casa, João Rodrigues, que já há algum tempo assumiu por completo a chefia da cozinha do Feitoria, o restaurante principal deste mesmo hotel, que como é sabido tem uma estrela Michelin. Rodrigues optou aqui por um prato mais de conforto ainda que com um toque refinado: bochecha de porco preto numa textura que muito aprecio, tenra mas não a desfazer-se. Por baixo vinha um delicado ravioli com um recheio de cogumelos bem presente.
A sobremesa ficou a cargo de Nuno Barros. O Chefe da 1300 Taberna misturou foie, chocolate e tangeras. Não apreciei particularmente a conjugação, mas apreciei a audácia. Um jantar de aniversário por uma boa causa, em boa companhia e boa comida, numa sexta-feira de Fevereiro, sem (demasiado) frio, nem chuva, o que mais se pode querer?
Fotos: Paulo Barata / Guerrilla Food Photography