Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Vincent Farges dirige Sinfonia de Citrinos

$
0
0

No ano passado, não consegui ir, mas no próximo sábado não quero perder a segunda edição da “Sinfonia de Citrinos” que o chefe Vincent Farges vai preparar neste sábado na cada vez melhor Fortaleza do Guincho. São 12 pratos para 16 citrinos que o chefe francês vai buscar a um compatriota radicado no Alentejo e que fogem muito aos lugares comuns na matéria, com diversos tipos de limão e lima, laranjas e toranjas, bergamotas, yuzu, kumquats e muito mais que, depois de conhecer melhor, aqui contarei. Parece que este produtor franco-alentejano tem mais de 200 variedades, muitas das quais se julgava não se darem por cá.
A minha curiosidade estende-se aos vinhos, que vão ser de um produtor duriense que muito aprecio, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, com a responsabilidade das harmonizações a cargo do não menos apreciado escanção do restaurante Inácio Loureiro. Tenho visto centenas de “harmonizações” entre vinho e diversos alimentos, mas não me lembro de uma que abranja frutas, não obstante ser uma antiga tradição em Portugal (e noutros países europeus), sobretudo entre a nobreza, com relatam os cronistas clássicos. A título de exemplo, aqui vai um excerto da Crónica de El-Rei Dom Pedro, de Fernão Lopes: “E andou el-rei assim gram parte da noite, e tornou-se ao paço em dança, e pediu vinho e fruta, e lançou-se a dormir...”
Voltando aos tempos de hoje, o jantar de sábado começa às 20h, com um cocktail, e custa 115 euros por pessoa, um preço que me atrevo a considerar muito justo dada a qualidade e a originalidade da proposta, incluindo vinhos e tudo o mais. Reservas: Tel.: 351 214 870 491.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Trending Articles