Já falta pouco para o despinhar de mais um Peixe em Lisboa, o evento que sob o pretexto do que de melhor tiramos do mar reúne na capital os amantes da gastronomia. Este ano o espaço de sala cresceu, vai-se falar de frutas, há Sangue na Guelra* e novos restaurantes presentes (Sea Me, Travessa e Alma - a juntar aos repetentes Assinatura, G-Spot , José Avillez , Tasca/Cervejaria da Esquina, Ribamar, Spazio Buondi / Nobre e Umai ).
Nas sempre concorridas apresentações dos chefes não há nenhum verdadeiro cabeça de cartaz, como aconteceu em anos anteriores. No entanto chamo atenção para o peruano Virgilio Martinez, uma das estrelas em ascensão, e um dos chefes mais em destaque nos últimos tempos, pelas suas pesquisas e visão autoral da cozinha peruana. No seu país conseguiu impor-se, no seu restaurante Central, ao mega estrela Gastón Acúrio ( para quem trabalhou) e, em Londres, tem dado nas vistas com o Lima, numa versão mais simples com toque de autor. Além de Martinez irão apresentar-se no auditório, Fausto Airoldi , Bertílio Gomes, Adrien Trouilloud , Nuno Diniz, Nuno Barros, Mauro Uliassi , José Avillez , Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Tomoaki Kanazawa , Bella Masano , Marlene Vieira, Vítor Sobral e Leonel Pereira.
Virgílio Martinez, (com Gennaro Esposito, que passou pelo Peixe em Lisboa há dois anos) mal fotografado por mim, em Junho, no festival Festa a Vico, em Itália
O Peixe em Lisboa é não só restaurantes e apresentações, há os habituais workshops de cozinhas e vinhos e um mercado gourmet onde podemos conhecer e comprar uma série de ingredientes e acessórios que não se encontram facilmente noutros sítios - já para não falar dos expositores de vinhos, em especial os das região de Lisboa, que nos têm mostrado como tem evoluído a produção por estes lados. Ah, claro, já me esquecia que para todos aqueles que gostam de sofrer, poderão novamente assistir à eleição do melhor pastel de nata de Lisboa.
Peixe em Lisboa, de 4 a 14 de Abril, no Pátio da Galé, Terreiro do Paço. (Ver programação em www.peixemlisboa.com )
* mais desenvolvimentos dentro de momentos