Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

O bitoque e o bife a lo pobre

$
0
0
bitoque (foto: Raquel, tirada daqui)

Várias vezes me perguntaram qual o prato português que mais tenho vontade de comer quando regresso de uma estadia prolongada fora do país. Se não respondi sempre, 'um bitoque', não devo ter falhado por muito. O mais engraçado é que não é um prato da minha infância (embora o bife com batatas fritas seja), nem tão pouco algo que costume fazer em casa. O bitoque é prato de tasca, restaurante simples ou café. Mas porque será que me lembro dele nessas situações? e porque não, por exemplo, de iscas com elas, esse sim, um prato popular a que me atiro desde sempre e sempre que posso? (Talvez um dia, se fizer terapia, encontre a resposta).

 

bife a lo pobre (foto retirada daqui)

Coincidência ou não, há pratos que julgamos nossos e depois acabamos por tropeçar neles em latitudes bem distantes, como no Chile. Troquem a cebola por arroz e retirem um dos ovos estrelados do prato desta foto e ficamos com quê? ora bem, com o nosso bitoque. Os chilenos chamam-lhe 'bife a lo pobre', numa alusão, com um certo humor, ao francês 'steak au poivre' (bife com pimenta). Tal como nós usam uma carne mais barata que uma vez em bife tem de ser amaciada, antes de frita, para ser comestível. Depois é imperial (embora cada vez mais raro) que as batatas em palitos sejam verdadeiras e bem fritas (um ligeiro ranço do óleo, faz parte). Há ainda o ovo estrelado de clara firme mas de gema pronta a fluir assim que pressionamos com o pão. E, por último, no nosso caso, há ainda o arroz, desenformado, normalmente em ponto de chumbo (ou seja: se testarmos soprá-lo deve sair da boca como uma rajada de chumbo de pressão de ar (eu sei que esta pueril arma não dispara rajadas, mas penso que dá para perceber o quero dizer). Ah! a salada com a inevitável cenoura ripada, é mais um adorno que outra coisa e, as azeitonas, apenas se toleram. 

 Nos últimos anos tem-se valorizado bastante o hamburger e o prego (na verdade, mais o primeiro do que o segundo). Será que se deveria fazer o mesmo com o bitoque? ou é assim, entre o simples e o a atirar para o canalha, que o queremos? 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424