Jamie Oliver, o mais bem sucedido autor de livros e programas de Televisão de cozinha, lançou esta manhã um desafio através da rede social Instagram: "Preciso do vosso input criativo. Quero homenagear no meu próximo livro os lugares onde obtêm os vossos vegetais de excelência. Pode ser a vossa horta, o vosso mercado, ou o vosso fornecedor local". Oliver refere ainda neste post que procura de "um punhado de boas fotos que mostrem as cores e a emoção do mundo dos vegetais". Para participar o chef inglês convida os participantes a acrescentarem aos seus posts/fotos do Instagram, que reúnam essas condições, o hastag #jamieveg. Alem dessa indicação pede ainda que deixem o nome e o local onde as fotos foram tiradas, ou as coordenadas de georreferenciação (uma opção disponível na aplicação quando se colocam as fotos) para depois escolher as suas favoritas.
O Instagram - inicialmente disponível apenas a utilizadores de iPhone ou iPad, mas que se extendeu a outros sistemas, como o Android, desde que há uns meses foi comprada pelo Facebook - é hoje uma das redes sociais que mais tem crescido sendo Jamie Oliver um dos mais bem sucedidos utilizadores. Este desafio foi lançado há pouco mais de 5 horas reúne já, neste momento, mais de 2500 fotos - entre elas algumas minhas da Quinta do Poial e até uma de sardinhas da Açucena Veloso, colocada por engano :).
Esta é sem dúvida uma acção muito inteligente por parte da equipa de Jamie Oliver, que, deste modo, consegue material interessante para o seu livro, enquanto cria o tão apetecível engagement com (e entre) os seus seguidores. Em simultâneo ajuda também a divulgar produtos e o trabalho de centenas de amantes de vegetais, produtores, mercados, mercearias e hortas de todo o mundo. Well done Mr. Oliver! Agora desulpem lá mas tenho de ir regar os jalapeños.