Quantcast
Channel: Mesa Marcada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Pedro Pena Bastos abre Cura nesta quinta-feira

$
0
0

LIS_1408_aspect16x9.jpg

Um dos restaurantes mais aguardados deste ano atípico vai finalmente abrir portas ao público. E é já nesta quinta-feira. Trata-se do Cura, o novo restaurante do Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, que tem à frente um dos jovens chefes portugueses mais prestigiados, Pedro Pena Bastos, de 30 anos, antes no Ceia, em Lisboa, e no restaurante da Herdade do Esporão, no Alentejo, espaços onde granjeou fama e clientes fiéis. Não por acaso, o restaurante, que só abre ao jantar, já está cheio esta semana, segundo assegurou o chefe ao Mesa Marcada.

 

“Começámos este projecto há exactamente um ano e era para abrirmos em Fevereiro. Com a pandemia, atrasou-se tudo, mas estou muito satisfeito com o resultado final, de ter um espaço muito bem decorado, intimista, com uma cozinha de finalização aberta, onde quero que os clientes se sintam descontraídos”, afirma Pedro Pena Bastos. O facto de o restaurante ter entrada directa pela Rua Rodrigo da Fonseca, não obrigando os clientes a fazer o circuito pelo interior do luxuoso hotel, contribui para que esse objectivo de maior informalidade seja alcançado.

 

LIS_1414_aspect16x9.jpg

O prato de salmonete é uma das propostas do menu de abertura

 

O restaurante dispõe de 28 lugares, mas nesta fase só abrigará 16 “instantaneamente”, ficando os outros dependentes da rotação de clientes. A decoração esteve a cargo de Miguel Câncio Martins, que tirou partido dos belíssimos painéis de madeira já existentes na sala, da autoria de Fred Kradolfer, outrora reservada para eventos e pequenos-almoços (foto de abertura). Quanto à cozinha, autonomizou-se um espaço na grande cozinha central do hotel – que continua com o histórico restaurante Varanda, chefiado por Pascal Meynard, a funcionar nos mesmos moldes – e um espaço de finalização de 16 m2, contíguo à sala de cerca de 100m2.

 

Pedro Pena Bastos chefia uma equipa de oito elementos, incluindo o chefe de pastelaria Diogo Lopes, vindo da equipa do Ritz, mas que promete sobremesas diferentes das que se celebrizaram no hotel (cargo de Fabien Nguyen), integrando muitos vegetais e frutas. A sala conta com seis elementos, chefiados por Mário Marques, incluindo a escançã Gabriela Marques (ambos na foto abaixo), também vinda da equipa do hotel.

 

LIS_1420_aspect16x9.jpg

 

O Cura terá dois menus fixos (um de sete, outro de 13 pratos), um menu vegetariano e ainda a possibilidade de pedir à carta. “Pretendo dar continuidade ao trabalho que fiz no Esporão e no Ceia, mas é claro que há uma evolução e uma compreensão do restaurante onde agora estou, de toda esta envolvente única que o hotel dá”, explica Pedro Pena Bastos.  Pescada de linha com xerém de milhos e algas, beurre blanc e dashi; salmonete guarnecido com brássicas, salsa e açafrão; lula, avelã, bergamota, manteiga torrada de algas e caviar; abóbora Hokaido, cantarelos, pistáchio e capuchinhas, são alguns dos pratos já disponíveis. Haverá também o “momento do pão” elaborado com cereais como trigo barbela, acompanhado com manteiga envelhecida da ilha das Flores e azeite de azeitonas verdes uma especialidade de “colheita antecipada” da família de Pedro Pena Bastos, em Tomar.

 

“É verdade que os tempos são difíceis, mas estou muito entusiasmado com este projecto. Não nos podemos deixar ir abaixo, temos que resistir e continuar o nosso trabalho, as nossas carreiras”, considera Pedro Pena Bastos. “Acho que o Cura é o culminar de um longo processo, com muitos obstáculos, mas que espero que tenha valido a pena. Pelo menos, estou muito satisfeito com o modo como o restaurante se apresenta e com a cozinha que posso oferecer”.

 

LIS_1426_aspect4x5. 3.jpg

 

Cura

Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, Rua Rodrigo da Fonseca

Tel: 213 811 401.

E-mail:cura.lis@fourseasons.com

Aberto para jantar de terça a sábado das 19h30 às 23h00


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1424

Trending Articles