Sou muito sensível à forma como as receitas são escritas. Qualquer pessoa que tentou fazê-lo, reparou certamente que não é tarefa fácil. É, contudo, uma escrita técnica que tem regras. Regras bem definidas que facilitam a vida e algum treino faz com que segui-las se torne natural. Há muita informação sobre isso, livros inteiros que tratam do assunto. E há muitos exemplos do que é uma receita bem escrita, se pegarmos em qualquer livro inglês, americano ou australiano a dificuldade será encontrar uma receita mal escrita.
Fico frequentemente, muito frequentemente, verdadeiramente indignada com o que leio em livros de receitas e nas que são publicadas em jornais e revistas em Portugal. Muito frequentemente as receitas estão mal escritas. Choca-me que publicações sérias não dêem atenção a este aspecto e se gastem páginas e páginas "para nada". Porque ninguém consegue entender ou reproduzir aquilo que lá está. Revela também desleixo e falta de exigência.
Livros atraentes, com qualidade na generalidade dos aspectos, e quando se chega às receitas... Uma desilusão! Eu pergunto-me "Mas isto não é um livro de receitas? Porque é que se teve cuidado com tudo, excepto com a escrita das receitas?"
Encontrar receitas bem escritas é um prazer... foi o que me aconteceu nas últimas semanas com as receitas do Hugo Campos no Fugas do Público.
É possível!!! Então porquê o desleixo quase permanente?